sexta-feira, 18 de novembro de 2011


15 de novembro: Proclamação da República


história brasil república
HISTÓRIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL - Resumo
( 15 DE NOVEMBRO DE 1889 )

Resumo sobre a Proclamação da República Brasileira, causas, liderança, crise da monarquia, movimento republicano
república
Marechal Deodoro da Fonseca - Proclamação da República - 15 de Novembro de 1889

Introdução

A regime monárquico existiu no Brasil entre os anos de 1822 a 1889. Neste período o país teve dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.

Causas

- Crise e desgaste da Monarquia - o sistema monárquico não correspondia mais aos anseios da população e às necessidades sociais que estava em processo. Um sistema em que houvesse mais liberdades econômicas, mais democracia e menos autoritarismo era desejado por grande parte da população urbana do país.

- Forte interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que provocou atritos com a Igreja Católica.

- Censura imposta pelo regime monárquico aos militares. O descontentamento dos militares brasileiros também ocorria em função dos rumores de corrupção existentes na corte.

- Classe média e profissionais liberais desejavam mais liberdade política, por isso muitos aderiram ao movimento republicano, que defendia o fim da Monarquia e implantação da República.

- Falta de apoio da elite agrária ao regime monárquico, pois seus integrantes queriam mais poder político.

- Fortalecimento do movimento republicano, principalmente nas grandes cidades do Sudeste.

A Proclamação

Na capital brasileira (cidade do Rio de Janeiro) em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou a Monarquia e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil.  No mesmo dia foi instaurado o governo provisório em que o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a presidência da República.



Copyright © 2005 - 2011  Sua Pesquisa e História do Brasil . Net .Todos os direitos reservados. Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Edson Paim Notícias e Google News acessáveis a partir deste Blog


Em cada um dos Blogs que integram o Painel do Paim, o maior aglomerado de Blogs do Planeta, uma parceria com o Google, você encontrará o LINK de

Edson Paim Notícias (http://www.edsonpaim.com.br/)

Este LINK está situado ao lado direito da página, logo abaixo do LINK do

Google (Google News).


Olhe para o lado direito desta página e CONFIRA!


Clicando nestes dois LINKS, você poderá ler, a qualquer hora, as Notícias do dia, do Brasil e do Mundo, independentemente da data da última postagem no blog acessado.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Programa "Luz Para Todos"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
O Programa Luz Para Todos é um programa do Governo Federal do Brasil que visa levar energia elétrica para a população do meio rural, seja ela com ou sem recursos financeiros, de forma gratuita.
O programa foi criado pela ex-ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff e coordenado nacionalmente pelo Engº João Ramis.
Ao contrário do programa Luz no Campo lançado em 2000 por Fernando Henrique Cardoso, que cobrava taxa de instalação para levar a luz até as propriedades rurais, no Luz Para Todos o Governo, por meio de um programa sustentado, assume o grosso das despesas e o incorpora na conta de desenvolvimento econômico, não ocorrendo assim a cobrança adicional de instalação ao usuário. Além disso no Luz Para Todos, além de gratuito, o beneficiado recebe a luz até o interior de casa inclusive com 3 pontos de luz.
O PLPT foi lançado em novembro de 2003 com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país.          A meta era levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural até o ano de 2008, tendo sido atingida em maio de 2009 e em 2010 já soma-se mais de 12 milhões de beneficiados, ultrapassando as metas iniciais.

Ver também

http://luzparatodos.mme.gov.br/luzparatodos/asp/default.asp?id=1
Espaços nominais
Variantes
Vistas
Ações
Esta página foi modificada pela última vez às 22h54min de 25